Alfafa

Home - Produtos - Alfafa

A Alfafa é uma planta de origem temperada, porém apresenta uma enorme gama de variações genéticas com variedades de cultivares adaptadas aos climas temperado, subtropical e tropical. É extremamente exigente em fertilidade do solo, sendo a leguminosa mais adaptada a solos neutros ou alcalinos (ph 6,5 a 7,5); entretanto ela pode crescer em solos moderadamente ácidos. Requer solos férteis, textura média, bem estruturada, profundos e permeáveis, com boa porcentagem de matéria orgânica. Cultivada desde 200 a 3.000 m acima do nível do mar; porém sua melhor adaptação fica entre 700 a 2.800 m de altitude.

A Alfafa pode ser utilizada como forragem verde e conservada (feno e silagem), pastejo direto, concentrado, alimento humano e adubo verde.
A Alfafa apesar de ser uma das forrageiras mais difundidas em países de clima temperado, recentemente a alfafa tem sido cultivada com sucesso em ambientes tropicais. No Brasil, até 1968, o Estado do Rio Grande do Sul respondia por mais de 70% da área cultivada com alfafa, pelo fato de as condições climáticas serem mais favoráveis às cultivares da época. Porém, atualmente, verifica-se aumento da área plantada com Alfafa nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, em função da crescente implantação de sistemas intensivos de produção com bovinos de leite, o que, consequentemente, tem aumentado a demanda por alimentos de alto valor nutritivo.

Nome científico: Medicago sativa L.
Família: Leguminosas
Ciclo vegetativo: Perene
Forma de crescimento: Herbáceo
Tipo de solo: Fértil com matéria orgânica alta
Matéria seca ha/ano: 15 – 20 t
Proteína bruta na M. S.: 15 – 20%
Biomassa: Até 100 t/ha (Irrigada)
Ciclo até o florescimento: 110 dias
Fixação de nitrogênio: 100 – 300 kg/ha
Produção de proteína: 20 – 22%

faça seu pedidoCotação

Desde 1989 Vendendo Resultados em Sementes Forrageiras!

Desenvolvido por goutnix.com.br