Ir para o topo
Suprareal Sementes

(46) 3543-4343

Você está em: InícioNotícia

19ª edição do Itaipu Rural Show

Aconteceu nos dias 25 a 28 de Janeiro de 2017, a 19ª edição do Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho, Santa Catarina. O maior evento do agronegócio do estado de Santa Catarina é lugar certo para todos os empresários rurais que buscam por novas tecnologias, o objetivo é mostrar aos participantes, a evolução das tendências para uma maior eficiência e os possíveis resultados na atividade do agronegócio.

O primeiro evento foi em 1998 – chamado de Itamilho Show, e que reuniu não mais do que 120 agricultores – desenvolveu profundas raízes e, ano a ano, vem perfilhando e mostrando que é de excelente produtividade. Hoje, mais de 200 empresas de diferentes segmentos, todos ligados à agropecuária, expõem seus produtos no Itaipu Rural Show que, além de lhes proporcionar contatos e vendas diretas, lhes permite o repasse das tecnologias próprias a cada um dos visitantes que, a cada edição, comparecem em maior número.

Buscando novos conhecimentos é que a equipe da Suprareal Sementes se fez presente evento, acompanhando de perto no dia 25 de janeiro a abertura oficial, onde contou com a participação de autoridades, patrocinadores e apoiadores da Cooperativa Regional de Itaipu, imprensa, empresários rurais e expositores. Na mesma data, presenciamos a palestra do engenheiro agrônomo e pesquisador especialista na área leiteira Wagner Beskow, no qual é sócio-diretor da Transpondo, empresa de Pesquisa, Treinamento e Consultoria Agropecuária baseada em Cruz Alta-RS. Tem mais de 20 anos de experiência profissional na área de leite e doutorado em Manejo de Sistemas Pastoris pela Massey University da Nova Zelândia.

Ele abordou informações que buscaram responder por que a produção de leite atinge um limite e não aumenta. Falou das causas que encarecem a produção, além de mostrar a realidade do campo na produção de leite neste momento no Brasil. Beskow destacou que ao mesmo tempo que existe uma alta no preço do leite, há produtores perdendo dinheiro e descontentes com a atividade.

O engenheiro, após anos de pesquisa e aplicação prática, desenvolveu um método de consultoria com orientações de fácil compreensão aos técnicos agrícolas e, principalmente, de aplicação viável e adaptável nas pequenas e médias propriedades.

Wagner Beskow explanou aos produtores que é preciso simplificar o modelo de produção, focando em adubação, manejo, quantidade e qualidade de alimentação. “O produtor precisa centrar fogo em diminuir os custos de produção por litro de leite, jamais por mês ou por ano”, disse ele.

Já sobre as perspectivas do mercado do leite para 2017, o pesquisador comentou que os preços das commodities lácteas deverão seguir em recuperação. Em relação aos preços domésticos, pagos ao produtor, estes deverão permanecer acima dos valores mínimos registrados em dezembro de 2016. Pode haver uma subida acentuada, mas só de for influenciada por questões internacionais.

“É preciso focar em eficiência, pois preço é mercado, e não esperar que a indústria lhe pague Y porque seu custo foi X”, finalizou Beskow. “Qualidade constante com baixo custo por litro”, lembrem disso.

Parabéns aos organizadores pela grandiosa e organizada feira. Até a próxima!

Imagem 1 Imagem 2 Imagem 3 Imagem 4 Imagem 5 Imagem 6 Imagem 7 Imagem 8 Imagem 9 Imagem 10 Imagem 11
Ver todas as notícias