Ir para o topo
Suprareal Sementes

(46) 3543-4343

Você está em: InícioNotícia

Temperatura do solo adequada na hora do plantio favorece um bom estande de plantas

Nesse mês começa novo ciclo de produção de grãos, sendo que acaba de passar um período um pouco diferente dos últimos anos. O inverno foi um período com um maior número de dias frios e um mês de agosto bastante chuvoso. Devido aos fatos ocorridos, é preciso ter alguns cuidados com a implantação da nova cultura, principalmente no que se refereà temperatura do solo.

A temperatura do solo é de suma importância para garantir um bom estande de plantas na lavoura, pois ela que dirá em quantos dias a nova cultura estará emergida do solo, garantindo, assim, uma população de plantas desejada e vigorosa, que favorecerá bons resultados no final da safra.

“Antes de iniciarmos o plantio da nova safra de verão 16-17 deve-se levar muito em consideração a temperatura do solo, a qual definirá a velocidade da emergência das plantas, com o vigor da semente”, orienta o engenheiro agrônomo da Copagril, Dominik Rabbers, que complementa: “por exemplo, para a cultura do milho, o ideal é que a temperatura do solo esteja acima de 15°C,pois assim a velocidade de germinação será maior, deixando a semente menos exposta ao ataque de pragas e fungos. No caso da soja a temperatura ideal é de 25°C, sendo que abaixo de 18°C e acima de 40°C prejudica a germinação, devido a interferências nos processos metabólicos”.

A cobertura do solo interfere na temperatura e disponibilidade de água do solo. Em área onde foi colhido trigo ou aveia, por exemplo, haverá menor temperatura do solo pelo fato dele estar menos exposto aos raios solares do que uma lavoura onde foi colhido milho. Além disso, solos com boa cobertura de palha, em termos de qualidade e quantidade, proporcionam uma melhor condição de umidade em relação a um solo que foi revolvido.

O ideal para o estabelecimento de uma cultura é ter uma boa disponibilidade de água no solo e a temperatura adequada conforme cada cultura, para que a semente possa germinar de forma mais eficiente possível, assim evitando estar exposta ao ataque de doenças e pragas.

Fonte: Folha Agrícola

Imagem 1
Ver todas as notícias